quarta-feira, 27 de março de 2013

O CORPO HUMANO POSSUI UM MECANISMO AUTOMÁTICO DE MANUTENÇÃO


Dizem que o corpo humano é uma obra de Deus, o mais completo e a mais perfeita “máquina” do universo. Composto por cerca de 100 trilhões de células e cerca de 2 bilhões morrem diariamente. São substituídos através da divisão mitótica, um fenômeno de regeneração. Quando uma célula morre, imediatamente é destruída e seus componentes são reutilizadas.

O corpo humano consegue manter sua saúde em perfeitas condições, e sempre renova suas células periodicamente, possuindo os seguintes sistemas: Esquelético, Muscular, Nervoso, Endócrino, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Pele, Pelo e Unhas, Linfa e Imunidade.

Então como será feita a manutenção da saúde? Por que se adoece? A chave desta manutenção esta nos sistemas nervoso, circulatório e linfa-imunidade; principalmente, o nervo que emite sinais de dor e o sangue, que exerce um papel muito importante.

Por exemplo, quando se recebe alguma pancada em alguma parte do corpo, sensores emitem sinais elétricos de dor ao cérebro imediatamente, que por sua vez, avalia seu estado de gravidade e toma a providência necessária, como:  mandar ordem para o coração aumentar as batidas cardíacas e aumentar a pressão sanguínea, concentrando o sangue no local onde houve a pancada, iniciando assim a restauração das células danificadas e retirar  resíduos. Se houver rompimento de vaso sanguíneo, há a recomposição do vaso rompido e o recolhimento de sangue acumulado na região. O inchaço da região da pancada é sinal de concentração de sangue para restauração das células danificadas.

Se tiver corte na parte exterior e sangrar, as plaquetas sanguíneas coagulam imediatamente em contato com o ar, formando uma crosta grossa protetora e ao mesmo tempo que o glóbulo branco serve de proteção à invasão de vírus, bactérias, fungos, etc.  De baixo da crosta acelera-se o metabolismo celular.

O corpo humano quando tem o sistema respiratório atacado por invasores, reage com dor de cabeça, coriza, tosse, febre, etc. Se for o sistema digestório, reage com dor de barriga, vômito, febre, suor, diarreia, etc. São sinais de autodefesa do sistema comandado pelo cérebro.
Se fraturar o osso, reage com dor, inchaço, febre. Tudo isso para restaurar o osso atingido. Logo o osso fraturado se restaura, ficando até mais resistente que antes.

Assim o corpo humano possui uma capacidade de se restaurar (se curar) naturalmente e administrar a manutenção da sua saúde. Mas, para isso, tem um fator fundamental que é ter o sistema circulatório, nervoso e linfa e imunidade em atividade plena.
Isso porque, o sistema nervoso é responsável pela comunicação e o sistema circultório é responsável em suprir a fonte de energia como oxigênio, nuturientes, água, líquido linfático, etc., e células-troncos necessários para a restauração, o crescimento e as atividades de metabolismo celulares, o bom funcionamento dos órgãos e recolhimento de resíduos.

Obrigado por  sua visita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário