sexta-feira, 5 de abril de 2013

QUANDO E COMO PODE HAVER A TORÇÃO DA ARTICULAÇÃO SACROILÍACA?


Geralmente na época em que se inicia a se “aventurar”

Cuidar e administrar a saúde das crianças é responsabilidade dos pais.
 
Pelos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 75% da população mundial sofre de dores lombares. Também revelou dados curiosos: estes números concentram-se nos países desenvolvidos em que se utilizam móveis como berço, cama, mesa, cadeira, etc..

A torção da articulação sacroilíacana grande maioria das vezes é provocada ainda na infância e na adolescência.

Coisa comum entre as crianças que começam a engatinhar, aprendem a andar, querem descobrir e explorar o mundo: começam a subir e descer do berço, da cadeira e da mesa, querem subir e descer das escadas sozinhas. Nessas aventurazinhas, no começo e na maioria das vezes, acabam em acidentes e batem forte partes do corpo e acabam atingindo os ossos da pelve e torcendo a articulação sacroilíaca.

Nessa hora, se descobrir algum sinal evidente no corpo como um galo, um corte, uma mancha ou fratura, os pais podem pedir auxílio de um médico, mas, quando batem a região da nádega, mesmo com evidência de mancha, se não tiver fratura dos ossos da pelve, a maioria dos médicos acabam ignorando e nem verificam o estado da articulação sacroilíaca.

A medicina tradicional desconhece as consequências graves que provocam a torção da articulação sacroilíaca.

Na adolescência também, as crianças convivem em ambientes cheios de perigo como os esportes radicais.

Quando a articulação sacroilíaca sofre torção, por mínima que seja, a base do sacro inclina, bem como a coluna situada acima do sacro. 

Quando a coluna inclina, o crânio situado na ponta da coluna desloca do seu lugar de origem que é a linha perpendicular acima da base do mesmo. Alguns milímetros de inclinação da base do sacro representa alguns centímetros de deslocamento do crânio.

Quando há o deslocamento do crânio, o cérebro que é nosso comando supremo reage imediatamente, enviando sinais aos músculos ao redor da coluna para trazer o crânio de volta ao lugar original e nivelar: o cérebro fora de sua posição correta precisa de maior esforço para sustentar e equilibrar o crânio pesado na ponta da coluna, ao mesmo tempo o cérebro só funciona melhor quando está bem nivelado.

Essa tentativa do cérebro de trazer o crânio ao lugar original e nivelar, acaba provocando torção na coluna em forma de “S” ou a forma de “S” ao contrário, cifose ou lordose. Quando se torce a coluna o cérebro envia sinais aos músculos ao redor da coluna, para o endurecimento destes e aliviar a dor. Mas, essa tentativa de aliviar a dor acaba estrangulando os vasos sanguíneos e nervos que passam nesta região. Com o passar do tempo, a “coluna torcida”  traz a má circulação sanguínea, e os nervos por estarem “estrangulados” há o comprometimento da capacidade de controle de funcionamento dos órgãos, prejudicando a saúde em geral.

Esta é a verdadeira causa da grande maioria das doenças..


Você não merece tamanho sofrimento...
... procure-nos e esclareça suas dúvidas
 Yoneo Oda

Nenhum comentário:

Postar um comentário